Kitty nurse

Ao fim do dia de ontem fui buscar as gatas. Ainda foi preciso mudar o penso à Nikita porque ela urinou na caixa e ficou toda molhada. Para além disso vomitou, provavelmente como reacção à anestesia, e é possivel que tenha aspirado parte do vómito o que implica tomar antibióticos durante uma semana. A Buffy também vomitou assim que chegou a casa. Como foi a segunda a ser operada só reagiu mais tarde.
O pior foi chegar a casa e tentar acalmá-las ao mesmo tempo que as tentava impedir de arrancar o penso. Andavam a esbarrar com os cones contra todos os móveis, portas, etc por isso tive de os tirar rapidamente. Ainda tentei fazer o fatinho que funcionou para as outras mas elas fartavam-se de gritar e não conseguiam andar convenientemente por isso acabei por desistir. A Nikita ficou logo muito mais calma sem o fato e foi dormir para o meu colo durante o resto da tarde. A Buffy ficou no cesto e acabou também por se acalmar, apesar de ter uma tendência muito maior para lamber o penso.

À noite, porque não as podiamos  vigiar, optámos por colocar uma ligadura elástica à volta da barriga de forma a evitar que consigam arrancar o penso todo, mesmo que descolem uma pontinha. Parece que funcionou e já não lhes restringe os movimentos. A Buffy Pareceu começar com dores por esta altura e não se podia mexer nela. Também reparámos que os outros gatos começarm a ficar agressivos em relação a elas por isso optámos por isolá-las no hall durante a noite. Assim também nos permitiu ir espreitar de vez em quando para verificar se estava tudo bem.

Hoje de manhã parecem muito melhores. Já andam a saltar para cima dos móveis e já não se queixam quando lhes pego ao colo. Aquilo que as incomoda são os pensos, que continuam a tentar tirar, por isso tenho de as ir vigiando e reajustando a ligadura quando começa a escorregar demasiado.

Amanhã vou levá-las à consulta para mudar o penso e ver se está tudo bem e para a semana vão tirar os pontos. Vai ser uma semana complicada mas espero que passe depressa.

8 Comment

  1. Presta lá mais uma esclarecimento, se fazes favor!
    Tenho 3 gatas todas a precisares de serem esterilizadas este mês… os cones aparecentemente não funcionam sózinhos, não é? Elas coçam-se? A ligadura que estás a aplicar é de que género? Tipo aquelas cintas que se pôes nos tornozelos? É que talvez tenha de arranjar para as minhas bichanas…

  2. Os cones incomodam os bichos por isso resolvi não usar. Tem de se prender com uma fita para eles não conseguirem tirar. E sim, apenas impede que mordam mas podem fazer estragos à mesma a coçar-se.

    O que estou a usar agora é simplesmente uma ligadura elástica enrolada, tipo múmia, à volta da barriga, e presa com adesivo no fim, para tapar parte do penso. Aquilo escorrega um bocado porque o pelo é todo na mesma direcção e por isso de vez em quando é preciso desfazer e voltar a colocar, mas pelo menos não lhes restringe os movimento.

    As cintas que referes penso serem aquelas com o tamanho certo para o tornozelo ou braço, que têm velcro. Isso é demasiado apertado e são muito pequenas para um gato. Uma ligadura normal permite enrolar no tamanho que for preciso.

    A outra opção, que nunca experimentei mas que foi recomendada por um vet, é usar a perna de uns collants de lã com 4 furos para as patas. É uma versão elástica do fatinho que fiz para as outras. O mais complicado é conseguir fazer os furos no sítio certo e do tamanho correcto. E os collants têm de ser grandes, como é obvio.

  3. Mais uma vez obrigada pelas tuas pacientes explicações! Essa dos collants parece-me boa.
    Tive sempre gatos, era fácil por o cone durante uns dias quando eram esterilizados. Eles chateavam-se mas a situaçao era rapidamente ultrapassada.
    Agora gatas é uma estreia para mim. Tenho passado martírios com os cios das 3, e estava só a ver se elas todas passavam por essa etapa (a vet disse também que era melhor esterilizar depois do 1º cio) para as esterilizar todas. O pos-operatório é chato, mas assim faz-se a todas duma vez. Estou a prever um período agitado………….

  4. Boa sorte com isso 🙂
    As minhas comportam-se como se não fosse nada e fazem tudo o que faziam antes. Só tenho de as vigiar para ter a certeza que não arrancam o penso. A única coisa estranha é que devem ter ficado com um cheiro diferente e passaram de inseparáveis a rosnar uma à outra como se não se conhecessem. Mas a veterinária diz que isso passa.

  5. Tu é que devias tentar descansar! No teu estado, trabalhar e dar conta de todas essas operações deve ser extenuante. Eu sei que às vezes o que tem de se fazer tem de se fazer mesmo, mas tens de te defender….

  6. Não é tanto como parece. Geralmente tenho parte da tarde livre, e nos dias mais cansativos acabo por adormecer no sofá 🙂

    Se tivesse que sair para ir trabalhar todos os dia era muito pior e não tinha desculpa nenhuma para não o fazer. Tirando os casos de gravidez de risco consegue-se funcionar normalmente, se bem que um bocadinho mais lentamente, até ao fim.

  7. so tenho uma coisa a dizer eu adoro a hello kitty!
    acho que é uma boneca muito fofa!
    adoro-te kitty!!!

    amo-te ricardo guerreiro 8ºA escola joão villaret!

  8. estou na brinca

Deixe uma resposta