Blog

O Tiago já começa a sentar-se!

Foi a novidade de hoje. Depois de começar a tentar por-se de pé quando o levantamos de uma superficie horizontal, hoje começou a tentar sentar-se sem apoio para as costas. Estava sentado no sofá e agarrou os meus dedos para apoio e atirou-se para a frente. Ficou montes de tempo sentado, a olhar à volta com um ar muito satisfeito. Realmente este miúdo muda diariamente!

Também começou finalmente a brincar com as mãos. Apesar de já mexer e agarrar objectos há umas semanas, ainda não tinha descoberto que podia simplesmente brincar com as mãozinhas. No domingo descobriu.

É tão estranho ver como cada gesto, cada pequena actividade, skill, demora tanto tempo e requer tanto esforço de aprendizagem. Desde segurar a cabeça a agarrar um objecto, tudo coisas em que não pensamos, requerem esforço. Torna-se mais fácil compreender porque é que as pessoas que têm um acidente e precisam de fisioterapia para voltar a usar os braços ou pernas se possam sentir tão frustrados – já não se lembram de como foi dificil aprender a fazer aquilo da primeira vez.

Veja também...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.