Blog Filmes e séries

Stardust

[:pt]Fomos ao cinema pela primeira vez desde que o Tiago nasceu, ver o Stardust.

Li o livro há uns anos e gostei muito e reli-o recentemente – foi um dos livros que andei a ler ao Tiago à noite para o adormecer – e provavelmente por ter a história tão fresquinha não consegui achar metade da piada ao filme que possivelmente acharia se não conhecesse ou não me lembrasse do livro. Livro e filme são duas coisas completamente distintas. O livro é muito mais subtil em certas partes e bastante mais cruel ou aterrorizador noutras. É um conto de fadas à antiga, antes do tratamento Walt Disney. O filme é uma adaptação para crianças com mais humor, moralidade bem definida – os maus têm de morrer todos, sem excepção, enquanto que no livro as bruxas sobrevivem todas – e montes de explosões e outras cenas de efeitos especiais desnecessárias que tornam a cena final um bocado longa e chata.

Mas admito que o final do livro é muito pouco cinematográfico e teria de ficar demasiado dependente de um narrador. Também compreendo que as alterações feitas à história são em grande parte para evitar introduzir personagens desnecessários, mas alteram tanto o tom da história que em alguns casos tive pena que tenham sido alteradas.

No geral não é o filme que estava à espera de ver e acho que não faz justiça ao material original, mas suponho que hoje em dia seria complicado comercializar um conto de fadas para adultos.[:]

Veja também...

2 Comments

  1. pois, eu histericamente lá fui para a ante-estreia e pensei o mesmo quem for a correr comprar o livro amanhã vai ter cá um choque…são de facto entidades completamente diferentes, achei o Tristan superbly well cast, ainda que tenha sentido tanta falta da orelha, tive pena que faltassem certas coisas do livro que é um dos meus all time faves por motivos pessoais.

    concordo contigo, contos de fadas, coisas sobre emoções e sentimentos não vendem neste mundo absolutamente superficial e vazio de certas coisas em que vivemos…

    ****

  2. dee (2) :) says:

    OOh, 🙁 eu como não li o livro nem conhecia achei o filme giro…agora por causa do post quero ler o livro :/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.