Tiago

22 meses

O Tiago fez ontem 22 meses. Custa a acreditar que está quase com dois anos.

Já não há evoluções tão grandes de mês para mês mas continuo a notar algumas coisas novas de vez em quando.

Aquilo que se está a tornar mais óbvio é o inicio da necessidade de privacidade e a preparação para o treino de bacio. Quando precisa de fazer cocó vai para outra parte da casa onde não está ninguém ou para um cantinho mais escondido. Não nos diz nada mas já sabe quando precisa, o que é o primeiro passo. Sentá-lo no bacio é que não tem grande sucesso porque está frio. Vamos esperar pelos dois anos feitos e pela primavera para começar o treino.

Um dois brinquedos favoritos do momento é um carrinho de supermercado que ele empurra para todo o lado, muitas vezes com os peluches lá dentro. Como às vezes já anda com 4 peluches ao mesmo tempo, é mais fácil que segurá-los todos com os braços.

O desenvolvimento mais interessante deste mês é o facto do Tiago ter começado a ‘fazer de conta’. Finge que bebe de um copo ou das garrafas em miniatura ou que morde uma maçã de plástico, brinquedos que vieram com o carro de supermercado. É muito giro ver a imaginação a desenvolver-se e saber que brevemente já poderá fazer jogos muito mais complexos graças a isso.

Hoje fiquei com a certeza que ele até gosta de ir para a creche. Quando chega lá começa a sorrir, há sempre outro miúdo que vem espreitar e chamar ‘Tiago!’ e antes de sair olhei para a sala e ele andava a correr de um lado para o outro com mais um ou dois míudos com um grande sorriso, todo divertido. Já nem fica a olhar para mim até eu me ir embora – vai directo para a brincadeira. Saí de lá muito feliz hoje 🙂

E parece que se dá muito bem com outra menina com quem costuma andar de mãos dadas. Ainda não vi mas já por várias vezes me disseram isso. De tal forma que na sexta feira caiu mas não largou a mão da menina que ia caindo também. É bom saber que está a fazer amigos.

Ontem fomos almoçar fora e o Tiago ficou praticamente a refeição toda sentado à mesa a comer, sem fazer fita. Não estava nada à espera, especialmente porque se portou horrivelmente mal no jantar de sábado, mas os avós têm montes de jeito para o manter entretido.

As refeições têm corrido um pouco melhor ultimamente. Tive de começar a dar-lhe os sólidos primeiro, como fazem na creche e depois continuo a dar-lhe a fruta para ele comer sozinho e alterno com colheradas de sopa que ele aceita a maior parte das vezes. O peixe continua a ser complicado, o que faz o Pedro muito orgulhoso porque também detesta peixe.

Temos notado que o Tiago franze e pisca muito os olhos quando vê TV e o mais provável é que não veja bem. Vai na quarta à consulta. Vamos ver se se consegue perceber se há algum problema ou se ele vai simplesmente fazer uma grande birra e não deixar ver nada.

Veja também...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.