Tiago

26 meses

No último mês as preferencias do Tiago tornaram-se bastante mais definidas.

No que toca a comida deixou mesmo de comer peixe mas gosta de almondegas, bifinho de vaca do lombo e carne de porco assada, apesar de nem sempre lhe apetecer. Deixou de comer sopa em casa mas na escola continua a comer e tem comido melhor desde que começámos a fazer um esforço para jantar à mesa todos juntos, apesar de nem sempre funcionar.

Também deixou de comer fruta em papa passando a preferir maçãs, peras e bananas à dentada. Não costumava gostar de bananas mas já começou a comer.

Uma alteração recente muito óbvia é que começou a brincar com outros meninos, mesmo mais velhos, sem se sentir intimidado. Vejo isso quando o levo ao escorrega e aparecem outras crianças. Tem alguma hesitação inicial e depois lá vai ele, com um grande sorriso, aceitando até algum contacto físico com os outros, algo que até aqui era impensável. Na escola também notaram o mesmo portanto não é só quando está comigo.

Nos brinquedos, anda com uma preferencia obvia por comboios. Também gosta de carros mas os comboios é que são o delirio do momento. Já encaixa sozinho as peças da pista de carros, que têm encaixe tipo puzzle, mas é para fazer andar o comboio 🙂

Começou também a ver o Thomas the Tank Engine, que eu sempre achei que fosse uma seca mas ele gosta e passa o tempo a fazer sons de comboio.

Quanto à televisão, continua fascinado com o Mickey e também gosta dos Little Einsteins. No entanto é bom ver que não fica horas agarrado à TV. Mesmo que esteja ligada a manhã inteira ele só fica a ver o que lhe interessa e depois vai para o quarto brincar até ouvir o som de outro desenho animado que goste. É muito bom saber que já tem sentido crítico e não fica ali a aturar qualquer porcaria.

Como tem estado em casa esta semana, tenho tido mais tempo para o observar e é interessante notar que já brinca com mais intensão e que se concentra mais tempo em cada actividade antes de passar à seguinte. Continua a gostar muito de desenhar com lápis de cor, de pintar, carimbar e brincar com plasticina e é sempre ele que decide quando é que lhe apetece cada uma dessas coisas.

Em termos de comunicação continua a ser principalmente não-verbal ou através de grunhidos, mas a mímica é muito expressiva e não deixa grandes dúvidas sobre o que quer.

No entanto, temos notado que já começa a dizer palavras novas e a imitar as palavras que nós dizemos assim como o que ouve na televisão. Já disse peixe, até logo e pera, não completamente articulados mas sem deixar dúvidas sobre o que estava a dizer.

Hoje fui buscar os carros que o Pedro tinha guardado de quando era miúdo e estive a dar-lhes uma boa escovadela com água e sabão para tirar o pó acumulado ao longo de anos. O mais giro é que o carro que o Tiago preferiu logo foi um de lata, daqueles mesmo antigos. Também temos uns robots de lata, daqueles que andam quando se dá corda, e ele gosta de brincar com aquilo por isso pode ter feito a ligação.

Ainda vou ter de escolher porque ele não precisa de 30 carros mas queria ver quais é que ele escolhia antes de guardar os outros.

A otite parece ter passado sem grandes problemas. Nunca mais voltou a ter febre e tem andado completamente normal e bem disposto. Só é azar que o tempo ande tão cinzento porque nem dá para o levar ao parque e acaba fechado em casa a semana toda.

Veja também...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.