Blog Obras

Acabado o primeiro mês de obras

Ao fim do primeiro mês de obras a casa já começa a parecer-se com algo que venha a ser habitável no futuro. O lixo maior já acabou, os electrodomésticos já foram entregues, os esgotos e canalizações foram renovados, os tubos de ar condicionado já estão por todo o lado e as casas de banho e cozinha têm azulejos nas paredes.

Ontem fui à casa porque o Sr da Rentokil foi lá fazer a segunda pulverização contra as vespas. O sótão já está desimpedido, permitindo-nos pela primeira vez ter uma ideia mais realista do espaço disponível e suas potencialidades, e não se viu mais nenhuma vespa desde a primeira intervenção.

O Sr. Carlos que estava a meio de colocar os azulejos na casa de banho principal aproveitou para me perguntar se queria os azulejos pretos alinhados e foi aí que percebi que se estava a preparar para colocar o pavimento na parede. Lá expliquei que os azulejos da parede eram todos do mesmo tamanho e aquilo era o chão e fiquei muito feliz por ter conseguido evitar um desastre.

Só quando voltei a pensar na casa, por volta das 6 da tarde, é que de repente me lembrei que o pavimento da cozinha também devia lá estar e tem quase o mesmo tamanho e cor dos azulejos da casa de banho. Tive um momento de pânico e o Pedro ficou de passar pela casa quando voltasse do trabalho para verificar o que tinha sido feito. Felizmente o Sr Carlos reparou que o tamanho não era bem o mesmo (o pavimento tem mais 3cm) e acabou por ir procurar os azulejos correctos que já estavam colocados ao fim do dia. Respirei de alívio.

Hoje passei lá para agradecer e tirar umas fotos. já começaram a colocar as novas portas e a canalização de esgoto da cozinha estava a ser terminada. Ainda faltam uns azulejos na cozinha, que por qualquer razão não foram colocados logo mas está tudo a andar. Estavam a colocar a banheira quando saí.

No sábado passado fomos ver como estava a obra quando veio a vizinha de baixo bater-nos à porta para falar sobre a infiltração que tem no tecto da cozinha. Eu expliquei, tal como o empreiteiro já tinha feito, que a responsabilidade dessa reparação não é nossa uma vez que foi algo que aconteceu antes de comprarmos a casa. A senhora disse-me que tinha falado com o antigo proprietário e que ele lhe disse que como íamos fazer obras no nosso apartamento que tratávamos disso – é preciso uma lata fenomenal. não é? – e a senhora ficou convencida que isso teria ficado combinado entre nós quando eu não sabia que tal problema existia sequer e uma das clausulas da escritura é precisamente que compramos a casa sem encargos anteriores.

Acabei por ir a casa da vizinha olhar para o tecto, já que ela insistiu, mas não lhe podia dar uma resposta diferente. A senhora até foi muito simpática, especialmente considerando que lhe furámos o tecto ao substituir a canalização da casa de banho (felizmente na casa dela era o tecto da dispensa, já que a disposição da planta é ligeiramente diferente) e já vai ser preciso arranjar isso.

No início da semana falámos com o homem que vai construir os armários da cozinha. Inicialmente tínhamos feito um projecto com os móveis do IKEA mas o espaço não permite ter os móveis todos com os tamanhos standard disponíveis e tem um recanto que necessita de um armário menos fundo. Por tudo isso acabámos por optar por uma cozinha feita à medida. Vai sair mais caro mas paciência. O senhor que foi lá fazer o projecto e verificar as medias foi extremamente entusiástico e deu-nos que pensar no que diz respeito a alguns detalhes. Tínhamos decidido colocar os móveis em vermelho em vez do inicial preto porque tínhamos receio que a cozinha ficasse demasiado escura mas neste momento estamos mais inclinados para por os de baixo em preto e os de cima em vermelho.

Ainda relativamente à casa, recebemos hoje uma carta das finanças a dizer que era preciso uma planta das arrecadação da casa para o pedido de isenção do IMI. A arrecadação é na cave e pertence à nossa fracção mas não temos acesso uma vez que foi cedida ao condomínio a troca do uso do sótão, só que, como está na caderneta predial, era preciso a planta. Fui à CMA fazer o pedido e agora espero que a fotocópia fique pronta antes dos 15 dias que nos foram dados pelas finanças, que ameaçam logo com multa até 5000 euros em caso de atraso – gajos simpáticos…

Veja também...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.