Joana Tiago

Joana, 6 meses

Na passada sexta feira a Joana completou 6 meses. Foi à pediatra de manhã e continua a crescer bem mas não aumentou tanto de peso como até aqui, tendo descido para o percentil 25. Não tem nada de estranho, é apenas indicador de que o leitinho já não lhe chega e precisa de começar a comer outras coisas. Temos então o plano alimentar da Joana para os próximos 3 meses e agora é respirar fundo e insistir naqueli que para mim é a pior parte de ter um bebé – ensiná-la a comer à colher.

Se gostam de jogos díficeis, experimentem um dia destes dar as primeiras refeições à colher a um bebé. É mais lixado do que parece. Primeiro passa-se montes de tempo a preparar a comida e depois é meia hora a dar a mesma colherada, que a criança cospe repetidamente. É das coisas mais frustrantes que alguma vez tive de fazer e quando o Tiago começou a comer sozinho foi um alívio.

Como a Joana vomitou a papa duas vezes, agora estamos a dar uma sem leite e tenho de tirar o meu leite para fazer a papa. Como não encontro a bomba tem de ser à mão, o que demora imenso tempo. Depois deste esforço todo acaba por ir tudo para o lixo porque ela faz caretas cada vez que se aproxima a colher, vira a cara ou faz ‘brrrrrr’ salpicando papa por todo o lado. Tudo para evitar abrir a boca.

Consegui que abrisse a boca algumas vezes, fazendo-a sorrir com barulhos ou caretas mas assim que lhe enfio a colher na boca, à traição, claro, empurra com a lingua, baba-se ou cospe mesmo tudo fora. A outra hipotese é deixar escorrer a papa até à garganta engasgando-se e desatando a tossir, o que é ainda pior. Que parte disto é que é divertido?

Mas pronto, tem de ser e daqui a uns meses a coisa melhora.

Ontem conesgui que comesse o equivalente a uma colher de sopa – de sopa, precisamente. Foi uma grande vitória que duvido conseguir repetir tão cedo.

Fora isso a miúda continua super gira, simpática e bem disposta. Começou a dormir na sua própria cama porque me apercebi que estava programada para acordar a certas horas da noite mas isso não queria dizer que tivesse mesmo fome porque ocasionalmente voltava a adormecer antes de eu ter tempo de a alimentar. Agora espero um bocado antes de ir ao quarto dela para ver se começa mesmo a chorar, sinal de fome, ou se se limita a resmungar 5 minutos e volta a adormecer. À conta disso esta noite só tive de me levantar às 5 da manhã porque às 3 ela adormeceu novamente. Mesmo assim continuo a acordar várias vezes durante a noite o que é muito cansativo, especialmente com a acumulação de muitos meses.

O Tiago também foi à consulta porque tinha acordado a meio da noite a gritar que lhe doia o ouvido e foi lá para ver se não seria uma otite. Afinal parece que não. É só o nariz entupido que faz muita pressão no canal auditivo e que lhe dá dores. Isto só acontece quando está deitado e muito graças à famosa teimosia do Tiago que nem sequer aceita assoar o nariz antes de se deitar sem luta. É claro que em frente à pediatra até foi buscar um lenço de papel para mostrar que o sabia fazer, mas depois em casa nem por isso.

O Tiago está a adaptar-se devagarinho à irmã mas continua muito mimado, pede colo constantemente, quer que sejamos nós a dar-lhe a comida à boca e choraminga muito em vez de falar quando quer qualquer coisa. Nós temos de arranjar um equilíbrio entre ensiná-lo que não pode ser assim e dar-lhe atenção positiva sem estar sempre a ralhar. É complicado.

O mais positivo foi ver que o Tiago começou a perceber que a Joana sorri quando ele lhe dá atenção e faz caretas, portanto ocasionalmente faz um grande show para ela, que o segue muito concentrada e vai sorrindo. É daqueles momentos que eu gostava de conseguir filmar mas sei que se tento estrago tudo.

Veja também...

5 Comments

  1. Bom provavelmente já experimentaste, se a Joana gostar de chucha podes “motivá-la” a abrir a boca para a chucha, enfiar a colher rapidamente na boca dela e logo a seguir a chucha.
    Chucham a chucha e engolem a papa toda. Com o tempo vão aprendendo a comer sem ela. Com o Gabriel foi assim. A Oriana (thankGod!!!!) comeu bem desde a primeira colher.

  2. bloguedamartinha says:

    Parabéns pelos seis meses da Joaninha.
    A Marta nunca foi muito amiga de farinhas, ainda hoje :(, exprimentei várias e ela nunca gostava, ficava enjoada e com vomitos. Mas a que ela ainda coseguia comer algumas colheres era a da Milupa sabor a Maça, é apartir dos 4 meses e é feita com água. Ela não fazia resistência à colher era mesmo à papa porque a sopa ela comia bem.
    Boa sorte com a Joaninha (claro que a maminha é mto melhor que a colher) e paciência com o Tiago.
    Bjs

  3. dee says:

    Claudia, a Joana chucha mais nos bonecos que na chucha mas posso experimentar só que ela já arranjou cá uma técnica de não abrir a boca que não sei se vai nisso. Nem a fazer as macacadas que a costumam fazer sorrir consigo que abra a boquinha.

    Mas parece que de facto é mesmo a papa que ela não gosta. Consigo dar-lhe um bocado de sopa e de fruta mas papa nem por nada. De momento não posso experimentar papas feitas com água porque essas são lácteas e suspeitamos que a Joana tenha uma intolerancia ao leite de vaca pelo que durante 10 dias só pode comer papa não lactea para ver o que acontece. É que ao principio ela até comia muito bem a papa láctea só que depois começou a vomitar e agora não gosta das outras.

  4. Helena Rocha says:

    Parabéns pelos seis meses da Joana! Já deixei esta sugestão no blog do Pedro, mas não sei se ele comentou contigo. Podiam tentar dar-lhe papas “tradicionais”, ou seja, comprar, por exemplo, farinha de milho e fazer com água. Talvez ela gostasse. O Miguel nunca comeu outro tipo de papas que não fossem assim e sempre adorou, comia lindamente. Milho, Trigo, Aveia… Também podes juntar fruta para dar mais sabor. Eu, ainda hoje,adoro papas de milho.
    Beijinhos!!!

  5. Lena, agradeço a sugestão mas o problema neste momento é mais a questão dela ser aparentemente intolerante ao leite de vaca e as papas eram uma experiência para confirmar.
    Quanto a experimentar coisas que ela goste, por enquanto nem a fruta quer comer portanto não me parece que mudar de papa vá fazer grande diferença por enquanto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.