Como cuidar de pérolas

As pérolas, quer sejam naturais, de vidro ou plástico, são contas frágeis, que se riscam facilmente e podem perder a camada superficial que lhes dá o brilho. Para atrasar este processo de deterioração convém ter alguns cuidados especiais com as pérolas.

As pérolas devem manter-se afastadas das restantes jóias para não serem riscadas. Devem ser guardadas em sacos de algodão, linho ou seda, de preferência na horizontal. Não convém guardar pérolas naturais em sacos de plástico porque estas precisam de alguma humidade e podem rachar se ficarem fechadas num ambiente demasiado seco.

Os perfumes, maquilhagem ou cremes também podem danificar as pérolas pelo que convém colocá-las em contacto com a pele só depois de colocar o perfume ou creme e este ter tido tempo de secar. Ao retirar as pérolas, estas devem ser limpas com um pano suave e seco para retirar vestígios de maquilhagem e outros produtos que possam causar reacções químicas.

Para limpar as pérolas devemos usar apenas água morna e um sabão ou detergente muito suave e mover as pérolas dentro de água, sem usar nada para as esfregar. Se ficarem muito sujas convém recorrer a uma joalharia para uma limpeza profissional.

As pérolas de vidro e plástico são particularmente sensíveis a fricção, perdendo a camada perlada e ficando à mostra a cor de base da conta de vidro. Se isto acontecer não há forma de remediar a situação pelo que estas contas requerem um cuidado extra.

No caso de ter um colar de pérolas de vidro em que a cobertura ficou demasiado danificada mas que não quer deitar fora, pode optar por retirar o resto da camada superficial, expondo totalmente o vidro. Para tal basta mergulhar as contas em acetona e mexer suavemente. No final retiram-se as contas e lavam-se em água morna e sabão suave.

Deixar uma resposta