Joana

Raios que está outra vez doente

Pois é, a Joana está a sofrer o resultado do primeiro mês de creche. Esteve com febre no fim de semana passado, voltou à escola dois dias e hoje acordou com vómitos e diarreia.

Quando a fui buscar ao quarto vi logo que ela não estava bem porque estava com um choro insistente e agudo sem razão aparente. Quando chegou à cozinha só queria era beber àgua. Depois de um copo cheio vomitou tudo fora. Foi mudar de roupa e depois tentei dar-lhe comida mas ela não estava muito interessada. A única coisa que aceitou foi um iogurte. Depois veio a fralda, indescritível, que implicou mudar-lhe a roupa toda.

Ao almoço parecia finalmente interessada em comida, depois dormiu uma hora e quando acordou vomitou o almoço por digerir, seguindo-se nova diarreia. Pronto, aceitámos a situação e vamos fazer o melhor possível.

Fiz um chazinho com açucar, que ela não aceitou muito bem, continuando a preferir beber água e ao lanche lá comeu um bocado de banana mas mais nada. De vez em quando lá vinha mais um cocó líquido, mas em quantidade mínima porque não tinha comido nada.

Ao jantar foi uma questão de lhe meter tudo à frente e deixá-la escolher: arroz, torrada, banana, chá, água… Foi um bocadinho de cada coisa, seguida de mais um cocó, ainda líquido mas em maior quantidade. É mau pela desidratação mas pelo menos quer dizer que a pouca comida lá passou do estomago.

O problema destas coisas com os nossos filhos é que eles já são magros e quando passam uns dias assim perdem imenso peso. Nós tentamos não os forçar a comer, preferindo dar-lhe coisas que eles gostem sempre que possível para as refeições não serem um campo de batalha mas mesmo assim não posso dizer que comam grande coisa a maior parte do tempo. Quando se trata de um bebé com pouco mais de um ano, a coisa complica-se ainda mais e é difícil não ficar preocupada com a desidratação e perda de peso.

Ainda por cima amanhã é suposto irmos ao aniversário do meu sobrinho e agora não sei se dá. Já o ano passado o Tiago ficou doente nesta altura e agora é a Joana. Por um lado não quero ir espalhar o vírus mas por outro não queria perder mais um aniversário do Gabriel, meu único sobrinho. Vamos ver como corre a noite e a manhã…

Veja também...

1 Comment

  1. Que tal maçãs cozidas com açucar. Cá em casa costuma resultar bem e a água açucarada de cozer a maça sempre hidrata. O meu adora beber a calda fresquinha!
    As melhoras,
    Bjo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.