Prevenção para pais de adolescentes

Durante muitos anos disse que não queria ter filhos. As razões eram muitas e variadas mas uma delas era saber que eventualmente iria acabar com um adolescente em casa. Considerando que eu já não suportava adolescentes quando era adolescente, acho que isso diz muito sobre a minha aversão a ter de conviver com um diariamente sem o poder por fora de casa.

O meu filho só tem cinco anos e já rebola os olhos, fecha-se no quarto assim que chega a casa, não responde quando falo com ele e atira coisas ao ar e grita cada vez que fica frustrado. Felizmente são comportamentos pontuais e de curta duração e são intercalados com momentos de muita meiguice mas não deixo de pensar em como será lidar com um bicho destes daqui a uns anos.

Sendo uma pessoa prática, e inspirada pelas fotos que o meu sogro coloca online ocasionalmente, decidi que preciso de tirar mais fotos potencialmente embaraçosas aos meus filhos enquanto vou a tempo para ter armamento suficiente daqui a uns anos.

Em casos extremos espero que “ou fazes o que eu te digo ou coloco esta foto no facebook” o faça pelo menos pensar duas vezes. O facebook pode nem existir nessa altura mas haverá algo do estilo e uma mãe prevenida etc e tal.

Aposto que estão a pensar que planear antecipadamente a potencial humilhação publica dos filhos é uma coisa altamente fria e cruel e se calhar não devia mesmo ter tido filhos. Também já pensei isso. Acho que o problema é que há dias em que tenho mais medo de ser responsavel por um adolescente do que de cair num poço cheio de escorpiões e uma pessoa tem de arranjar estratégias para lidar com a ansiedade parental.

6 Comment

  1. Compreendo a 100%. 😛 Deixa lá, quando chegar à fase da adolescência vai ser à escola que vai revirar os olhos. 😉

  2. 🙂
    Cá em casa até à data não têm havido problemas de maior!
    e eu sou escorpião 😉

    Há-de correr tudo bem!

    Bj

  3. Cara blogueira, e que tal educar o seu filho antecipando esses comportamentos que tanto teme?

  4. Caro José Gaspar, se há algo que me dá vontade de rir são comentários como o seu. É o mesmo que alguém dizer “receio que chova hoje” e responderem “então e que tal levar um guarda-chuva?”
    Não? A sério! Que ideia fantástica! Nunca me teria ocorrido tal coisa se não o tivesse sugerido. Muito obrigada pela sua perspicácia.

  5. Ainda bem que a minha perspicácia lhe pode ser útil!

    Fico realmente agradado por ter tido a oportunidade de a ajudar. O meu obrigado pela oportunidade e por ter aceite a minha humilde sigestão.

  6. Epá, um troll com sentido de humor é sempre melhor do que um sem 🙂

Deixe uma resposta