Brincadeiras com iclay

Comprei iclay para brincar com os meus filhos durante as férias. iclay é uma alternativa à plasticina muito maleável e leve. É feito na Coreia e na verdade está mais próximo do Fimo e Biscuit do que da plasticina porque não racha ou fica com bolor quando seca.

Seca ao ar, é extremamente flexível e é super fácil de misturar cores. Parece que estamos a brincar com pastilha elástica, pela forma como a massa estica até ficar apenas um fiozinho fininho mas não é tão pegajoso nas mãos. Pelo contrário, tem uma consistência que parece quase coberta de pó e portanto é mais limpo do que a plasticina. A única vez que fiquei com as mãos manchadas foi quando borrifei um bocadinho de água na massa que estava a ficar seca.

Os fabricantes dizem que se adicionar água e voltar a fechar a massa seca no recipiente que esta volta a ficar mole, o que quer dizer que não é preciso deitá-la fora mesmo quando os miúdos se esquecem de por a tampa na embalagem. Ainda não experimentei fazer isso mas se for verdade é fantástico.

O que gostei nesta massa de modelar é que quando seca fica com uma consistência de borracha esponjoja em vez de ficar duro como o Fimo. Fica fofinha e apetece apertar 🙂

E melhor que isso, se fizermos uma bola e deixarmos secar, ficamos com uma bola saltitona. O Tiago ADOROU isso!

iclay_heart

Tenho andado a trabalhar com resina últimamente e a minha filha pediu-me para ficar com um dos corações que fiz. Depois pediu para o transformar num colar. Como era um dos que têm contas de vidro milefiori no interior, é quase impossível fazer um furo perfeitinho coma broca porque a resina é mais mole do que o vidro e a broca desliza nas contas de vidro e faz uma grande porcaria. Decidi experimentar fazer uma moldura de iclay para o coração.

Tal como o Fimo, o iclay não cola bem a vidro ou resina mas ficou justo o suficiente para o coração não cair. Coloquei um arame no topo para prender ao fio e deixei secar. O arame vai sair facilmente porque a borracha é demasiado mole e rasga com alguma facilidade, mas também é fácil de voltar a por no sítio, adicionando mais um bocadinho de massa.

Não ficou perfeito porque foi feito com a “ajuda” da Joana, mas a ideia era precisamente deixá-la fazer o seu próprio colar.

A melhor característica da moldura feita com iclay é que, como se transforma em borracha, protege os cantos da resina contra quedas e riscos. Estou a considerar fazer uma capa para o iphone com este material. Aposto que funciona para proteger os cantos contra quedas acidentais. E o melhor é que posso escolher as cores que quiser.

Deixe uma resposta