Primeiro dia de escola

O Tiago entrou hoje oficialmente para o primeiro ciclo. Fomos com ele à escola onde tivemos direito a uma visita guiada das instalações, seguida de uma cerimónia de apadrinhamento em que cada aluno novo é apadrinhado por um mais velho que fica responsável o mais novo a compreender melhor os detalhes e funcionamento da escola. Acho a ideia gira mas para primeira hora passada na escola, em que eles estão todos nervosos e sem saber o que se vai passar a seguir, ser forçados a enfrentar uma multidão de estranhos parece-me um pouco violento.

O Tiago começou com a sua cara de “não quero estar aqui” e o seu novo tique (mexer constantemente o ombro e o pescoço) era particularmente notório. Felizmente encontrou um amigo do ATL (ter entrado para a escola uns dias antes foi claramente boa ideia) e lá acabou por descontrair.

Antes de devolver as crianças à sala, os pais estiveram a escrever mensagens de encorajamento num grande painel. Estava com receio que o Tiago voltasse ao seu modo infeliz quando voltou para a sala mas quando viu que os livros estavam cheios de actividades, coisas para preencher e pintar, ficou muito mais interessado.Disse “isto é muito mais giro do que eu pensava” e queria saber onde é que estava o lápis para poder começar imediatamente. Quando lhe respondi que a professora é que decidia que exercícios iriam fazer, pediu para comprarmos livros iguais para ter em casa.

Tem um bom primeiro dia de escola, filhote 🙂

Deixe uma resposta