Wire weaving

Quando comecei a interessar-me por fazer bijutaria, aquilo que mais me atraia era o trabalho exclusivamente em arame, que permite fazer peças lindas e extraordinariamente complexas sem serem necessários muitos materiais ou ferramentas. Umas contas, uns rolos de arame e dois ou três alicates são suficientes.

waeve_gota_wrap1

Fiz na altura muitos pendentes, anéis e brincos com algumas destas técnicas, incluindo tricot e crochet em fio metálico fino. Havia tantas técnicas para experimentar que cada peça era única e diferente da anterior.

Recentemente tenho vindo a desenvolver as técnicas de joalharia, mas esse gosto pelo trabalho em fio metálico manteve-se e hoje em dia estou à procura de formas de conjugar ambas as técnicas em peças hibridas. A pulseira que estou a fazer agora será um exemplo disso mesmo.

No entanto, quando preciso de estar a fazer qualquer coisa com as mãos mas não me apetece ter de estar amarrada à bancada (nomeadamente à noite ou nas horas que passo em salas de espera), tenho feito novas peças só em arame. A técnica que mais me atrai hoje em dia é wire weaving, que é basicamente cestaria com metal só que para fazer pendentes e brincos em vez de cestos 🙂 Acaba por ser semelhante a fazer crochet só que sem precisar de agulha. Dá imenso trabalho e requer uma paciência fenomenal mas acho que o resultado compensa o esforço.

weave_pedra_mocambique

Comecei por tentar seguir alguns tutorials, principalmente para ver como outros artistas resolvem alguns dos problemas técnicos típicos destas peças – onde prender um determinado fio, que técnicas usam para prender pedras sem furo, etc. Aprendi muita coisa mas nunca consigo seguir um tutorial do princípio ao fim. Não é só por não querer copiar, porque copiar é a melhor forma de aprender. É mais porque as minhas preferências se começam a sobrepor e começo a improvisar ou porque o tutorial requer materiais que não tenho e é preciso adaptar e arranjar outra forma de chegar ao resultado que se quer. Essa é a parte melhor. É por isso que duas peças nunca saem iguais, mesmo quando são feitas pela mesma pessoa.

weave_ametista5

weave_azul

weave_preto_rosa2

weave_verde3

Deixe uma resposta