Blog

Uma coisa nova todos os dias

No sábado fomos os três passear ao parque.  Como o Tiago já está mais crescido, desta vez esteve acordado e pudemos sentar-nos debaixo de uma árvore a observá-lo a descobrir relva, árvores e patinhos. Foi uma horinha agradável até ele ficar com sono e termos de voltar para casa.

Mais tarde o meu irmão veio fazer-nos uma visita, que acabou por se prolongar até à noit, e durante todo esse tempo o Tiago esteva acordado, sempre muito entretido com a conversa. Acho que chegou a adormecer mas acordou pouco tempo depois com um barulho qualquer e manteve-se acordado daí para a frente. Com toda essa agitação, na noite de sábado para domingo dormiu nove horas seguidas. Acordei às seis da manhã de domingo a pensar ‘será que está tudo bem?’ e tive de o ir acordar para comer e voltou a adormecer novamente logo de seguida.

Nesse domingo tivemos um almoço de familia que era também uma desculpa para toda a gente passar um bocado de tempo com o Tiago, mas o coitado estava tão exausto do dia anterior que passou grande parte do tempo rabugento ou a dormir. Na noite de domingo para segunda dormiu mais 8 horas de seguida.

Tenho de começar a ir para a cama quando ele vai para ver se consigo também voltar às 8 horinhas de son. O único problema é que ele adormece entre as 9 e as 10 da noite e a essa hora eu ainda nem jantei.

Na segunda feira, entre os terinos do costume – treinar o Tiago a sentar-se, deitá-lo de barriga para baixo e começar a ver se ele percebe que consegue rebolar, etc, resolvi colocá-lo em frente a um espelho. Foi o máximo. Fartou-se de rir para o bebé do espelho e estava constantemente a tentar por-se de pé para se aproximar mais. Lá vamos nós ficar com os espelhos cheios de dedadas a 40 cm do chão 🙂

Os treinos de sentar parecem estar a funcionar porque já se aguenta muito melhor sozinho. É claro que cai para o lado assim que vira a cabeça (faz-me lembrar um dos personagens do Peanuts) mas parece muito entusiasmado com o novo truque. E também anda muito feliz em conseguir aguentar-se de pé. Cada vez que lhe pego ao colo estica logo as perninhas, geralmente espetando-as na minha barriga. Nem acredito que só hoje é que faz 4 meses.

Hoje a novidade foi que começou a tentar agarrar os pés quando está deitado de costas. Já tinha começado a brincar com as mãos há duas semanas e quando começou a sentar-se fazia uma força imensa para se inclinar para a frente com a intenção de chegar aos pés com a boca. Como não funcionou bem agora começou a tentar ao contrário, na pose característica dos bebés de 6 meses. Ainda não chegou lá mas daqui a uns dias aposto que já consegue.

Ontem também esteve muito interessado nos gatos. Desde que temos a bateria que os coitados passam muito mais tempo fechados na cozinha, mas ontem deixei-os circular à vontade pelos quartos e até pela varanda onde estiveram a comer as plantas, claro. E serviram de entretenimento ao Tiago que andou a vê-los passar.

E, claro, já anda muito interessado na televisão. Vira a cabeça completamente para o lado para poder olhar e tenho de desligar a TV ou tapar-lhe os olhinhos para ele se concentrar o suficiente para conseguir mamar. O que quer dizer que tenho de ter muito mais cuidado com o que vejo quando ele está na sala. Mas também ele só vê televisão 10 minutos enquanto eu estou a almoçar porque ultimamente nem eu tenho tido tempo para ver nada, quanto mais o Tiago. Mas dá-me um certo gozo saber que daqui a uns tempos vamos poder apresentá-lo a certos filmes como Star Wars e desenhoas animados mais divertidos tipo o Shreck. Só não sei se ele acharia alguma piada ao Nightmare before Christmas e ao Corpse Bride. São capazes de ser um pouco adultos demais.

Veja também...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.