Artesanato Blog

[:pt]Organização do atelier[:]

[:pt]Trabalho numa sala de 2×4 metros. Quando nos mudámos, aproveitei o comprimento da sala para fazer uma bancada a todo o comprimento. Mais recentemente, com as necessidades específicas da joalharia, as secretárias que usava deixaram de ser suficientes. Com falta de fundos para investir numa banca de ourives a sério, improvisei, transformando uma cómoda sólida que tinha a altura certa. A estilheira está presa ao topo e a segunda gaveta, que cabe acima do colo, serve para recolher a limalha. As restantes gavetas são arrumação para as ferramentas.

Com esta alteração, porém, fiquei com um problema. A cadeira estava constantemente a deslizar entre as duas pontas da sala consoante eu precisava da bancada ou do computador, e a zona com melhor luz, mesmo por baixo da janela, não estava a ser utilizada.

Resolvi então mudar a organização da sala de forma a criar uma zona de trabalho em u, muito mais prática.

À entrada, em vez da mesa do computador, optei por colocar a estante com a casa de bonecas. Para quem só vê de fora acaba por ficar algo com um aspecto mais interessante em vez do caos habitual da mesa de trabalho.

Logo a seguir ficou a secretária do computador, que quero longe da janela para evitar reflexos. Depois tenho uma mesa com a tenda de luz para fotografar as minhas peças. Era essencial ter essa zona sempre montada e funcional para poder adicionar peças ao site mais regularmente.

Por baixo da janela ficou a secretária maior, com 1,80 m, que serve para qualquer trabalho necessário – bijutaria, cartões, apoio para a máquina de costura, o que for preciso. À direita desta, na parede oposta à tenda de fotos, fica então a minha cómoda adaptada a banca de ourives, que como não tem uma grande superficie, funciona em conjunto com a secretária quando é preciso espalhar materiais (algo que acontece frequentemente).

Ao lado ficou um estante baixa que serve de suporte ao motor de suspensão, máquina de ultra-sons e forno do Fimo.

O restante espaço é ocupado com estantes que contêm livros e caixas de diversos materiais organizadas por tema. Essa parte ainda precisa de alguma reorganização para ser verdadeiramente funcional, mas pelo menos já não tenho de andar a empurrar estantes de um lado para o outro.

[:]

Veja também...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.