Blog

Constipação nº 3

O Tiago está constipado outra vez e esta noite não dormiu ninguém cá em casa. Ele estava com o nariz entupido e por isso passou o tempo a acordar e nós com ele.

Aquilo que me custa mais nas constipações do Tiago é ter que lhe limpar o nariz porque ele chora inconsolável e é uma tortura para os dois.

Consegui que ele comesse a sopa e sem ser preciso a técnica usual de o enganar colocando um bocadinho de fruta na ponta da colher para o fazer abrir a boca. Hoje foi mais ficar a observá-lo e aproveitar quando as distrações para lhe dar mais uma colherada. É que o problema em faze-lo comer é mais convencê-lo a abrir a boca do que ele cuspir aquilo tudo. Geralmente quando já tem a comida na boca acaba por comer (excepto quando já está mesmo muito chateado) mas para conseguir chegar lá é preciso dar show – cantar, distraí-lo com ruidos, fazer-lhe cócegas, qualquer coisa que o leve a abrir a boca voluntariamente, nem que seja para se rir. Dá mesmo muito trabalho.

Como não dormiu de noite fez uma grande sesta antes do almoço e depois de almoçar estava rabujento e obviamente ainda cansado mas não o suficiente para dormir outra vez. Então fui buscar o lego para o distrair e fiquei espantada por ver que, apesar de ainda não conseguir, ele já percebe que as peças dão para encaixar e tenta fazê-lo. Só que acaba por simplesmente bater com as peças uma na outra com toda a força – por enquanto ainda é mais força que jeito, mas com o tempo vai lá. É claro que as peças têm de ir todas à boca antes de tentar fazer seja o que for com elas, mas é assim mesmo.

Já tive que deitar fora a cadeirinha onde lhe costumavamos dar de comer porque ele já se consegue chegar para a frente e estava em risco de virar a cadeira. Quando a comprámos não compreendi porque é que eles diziam que aquelas cadeiras só davam até aos 6 meses mas agora é bastante óbvio. Seria um perigo continuar a usar aquilo.

Comecei então a sentá-lo na cadeira alta e dar-lhe a comida à mesa. Na verdade é muito mais simpático para os meus joelhos que sofriam cada vez que tinha de me levantar do chão. É claro que a cobertura da cadeira já está um nojo e vai ter de ser lavada quase todos os dias, mas enfim. Não quisemos nós comprar a cobertura de plástico porque esta parecia mais confortável.

Veja também...

2 Comments

  1. http://www.stokke.com/product.asp?na=UK&la=EN&p=TrippTrappFR&div=C

    já ouvi vários comentários de que é a melhor cadeira para crianças que anda por aí. 🙂

  2. dee says:

    A cadeira que comprámos é parecida em funcionalidade só que é de plástico em vez de ser de madeira. É a Slex da Brevi.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.