Organização de Lego

Este ano, graças ao filme, o Tiago voltou a interessar-se pelo Lego, por isso resolvi encher-me de coragem e acabar de uma vez por todas a organização das peças.

No início procurei ideias de organização, li artigos, etc, mas não vi nada que não fosse ou demasiado limitado ou demasiado megalómano. Achei que tinha de decidir a organização à nossa medida e deixar-me de tretas.

Há cerca de um ano já tinha tentado organizar as peças mas sem grande sucesso. O máximo que consegui fazer foi separar certas coisas como rodas, peças de telhado, portas e janelas, etc, em saquinhos para não se misturarem com o resto da confusão.

Desta vez comprei umas caixas de gavetinhas, semelhantes às que uso para guardas as minhas contas, para as peças pequenas e umas gavetas maiores para as peças que temos em maior quantidade.

caixas_lego

Encontrei uma lista de peças online (incompleta mas por pouco) e atirei-me ao trabalho. Imprimi e recortei as imagens das peças que temos e colei-as na frente das gavetas para se saber o que está lá dentro. Comecei a separar as peças pelas gavetinhas, juntando algumas com a mesma função – garras, dobradiças – e sem me preocupar com as cores, já que para mim a função da peça é mais importante do que se é a cor que vem nas instruções. Com a arrumação feita, tornou-se muito mais simples construir algo de que não temos o kit mas em que podemos usar peças de outros kits.

No fim de semana fomos ao Lego Fan Event que decorreu no Campo Pequeno, em Lisboa. Já tínhamos visitado o mesmo evento no ano passado e algumas das construções eram as mesmas, mas há sempre construções novas impressionantes. Este ano, a catedral da Colónia com 5 metros de altura e mais de um milhão de peças era o elemento central da exposição, mas havia muitas outras construções que nos deixaram deliciados.

O Tiago este ano esteve muito mais interessado em tudo e ficou fascinado com as possibilidades. Curiosamente, aquilo de que gostou mais foi da construção de um cemitério, que tentou reproduzir quando chegou a casa. Nós sempre dissemos que o nosso filho era gótico.

O meu filho tem, há vários anos, imensos kits de Lego. Os manuais de instruções ocupam dois dossiers dos grandes e estão agrupados dois a dois em cada capinha. É um peso considerável em papel. Infelizmente são é praticamente todos de carros e naves, coisas que não me dizem grande coisa, apesar de ser geralmente eu quem o ajuda a montar o Lego.

O que eu gosto mesmo é de construir casas. Gosto de casas de bonecas e fazer uma em Lego, com todos os detalhes, dar-me-ia um enorme gozo, mas como não temos nenhum kit de casas, nunca me atrevi a tentar porque há sempre uma série de peças especiais que nunca encontro.

Agora, porém, com as peças todas organizadas, tornou-se finalmente possível tentar. O site da Lego tem instruções online para download e já consegui construir o primeiro andar de um prédio de cidade (do kit Pet Shop). Tive de mudar as cores e improvisar algumas peças mas ficou bastante decente. Resta saber se tenho as peças necessárias para o andar de cima, mas sinto-me optimista.

casa_lego

Uma das coisas que aproveitámos para comprar no Lego Fan Event foram uns sacos de peças em segunda mão, todas da mesma cor, que dão imenso jeito para este tipo de construções. Devia ter trazido também mais brancas, pretas e cinzentas mas pronto, na altura uma pessoa não pensa nas coisas que vão dar mais jeito.

Entretanto, como ando um bocadinho obcecada com isto, o Pedro ontem foi-me comprar um kit de casinha para cortar na dose de frustração. Tenho um marido tão querido 🙂

casa_lego_2

O Tiago é que ficou a olhar para mim de lago, quando eu desembrulhei a prenda. Depois comentou “então tu tens isso e eu não tenho direito a nada?” Que ofensa, dar brinquedos à mãe!

Ficam de seguida os link para os diversos sites que encontrei com instruções e listas de peças, para os interessados.

Instruções no site da LEGO – procurar por nome do kit ou código

Brick instructions – Instruções por ano (desde 1965) ou categoria

Loja da Lego para comprar peças perdidas, estragadas ou em falta

Lista de peças de Lego em PDF para impressão

Deixe uma resposta