Blog

O gato preto

Hoje de manhã fiz uma lista bastante longa de coisas a fazer. Comecei por fazer uns brincos para uma encomenda, recolhi roupa para dobrar, comecei o album de fotos, e depois preparei-me para sair para comprar material necessário às tarefas seguintes.

Meti umas cartas no correio e um pouco mais acima na rua vi um gato preto a miar. Achei que ele estava a miar de forma algo insistente e por isso cometi o grave erro de tentar perceber o que se passava. Quando alguém passou um pouco mais perto ele assustou-se e tentou fugir e vi que tinha uma pata partida. Fiquei bastante perturbada porque nesse momento soube perfeitamente que não era capaz de me ir embora e deixar ali o bicho naquele estado. Ainda o tentei agarrar mas ele estava muito assustado e mordeu-me. Como entretanto tinha fugido para um canto, fui a correr a casa buscar uma caixa de transporte e voltei. Um senhor que ia a passar ficou lá para ter a certeza que o bicho não desaparecia.

Depois de mais umas dentadas, apesar das luvas de jardinagem, lá consegui enfiá-lo na caixa e levei-o ao vet. Fizeram raio-x e enfiaram-lhe um cone no pescoço para ver se ele não mordia mais ninguém. Aproveitei para lavar as mãos e desinfectar as feridas para evitar que a situação se complique.

Depois de esperar bastante tempo, a veterinária mostrou o RX e disse que o mais provavel era o gato ter de ser operado. Escreveu uma cartinha e mandou-me para outro veterinário onde fazem cirurgias, que por acaso era onde costumávamos levar os gatos quando viviamos na cova da piedade.

Tive de me acalmar e ganhar coragem para conduzir, mas como era uma emegência, fui a casa buscar a chave do carro e conduzi até ao veterinário. Deram um analgesico ao bicho e colocaram-no a soro e voltaram a fazer RX e fizeram também os testes do HIV e Leucose, que deram negativo e tiraram sangue para análise de anti-corpos de toxoplasmose da qual terei os resultados amanhã. Confirmaram a fractura e que aparentemente não havia mais danos internos e o bicho ficou lá para observação até chegar outro vet, especialista em cirurgias ortopédicas.

Quando voltei para o carro estava entalada. Tinha dois carros atrás de mim. Um tinha o condutor lá dentro e recuou e saí mesmo a rasar o outro. Detesto a parte do estacionamento porque sou completamente azelha a fazer manobras. Mas pronto. Não bati em ninguém e isso é que interessa.

Quando cheguei foi outro problema para arranjar lugar mas o smart tem algumas vantagens e meti o carro num sítio onde não cabia mais nenhum.

Pouco depois ligaram do vet a dizer que afinal acham que não é caso para cirurgia e que é apenas uma questão do bicho ficar em repouso uns 3 meses até aquilo se curar sozinho. Ainda perguntei se iam por gesso ou algo do estilo mas disseram que não. Acho que não vai ser fácil mas depois disto tudo só posso tentar. O gato ainda fica lá sob observação até amanhã.

Entretanto, e porque aquele tipo de fractura parece mais consistente com uma queda do que com um atropelamento, há a possibilidade do gato ser de alguém da zona e ter caído da janela. Já imprimi uns cartazes para espalhar por aí para o caso do bicho pertencer a alguém. Não que seja um grande drama ficar com mais um gato, mas seis já é um bocado e se fosse o meu gato e tivesse caído, gostava de saber. Pode parecer falta de cuidado, deixar uma janela aberta com um gato em casa, mas como já nos aconteceu e até somos bastante cuidadosos, não consigo julgar as pessoas sem conhecer as circunstâncias.

Agora é esperar para ver se alguém responde ou se é mesmo um gato de rua e nesse caso lá vamos nós ficar com ele. Um gato preto no Halloween até é apropriado. Estava a pensar chamar-lhe Lucifer.

Veja também...

4 Comments

  1. Conchita says:

    É de louvar a tua atitude. Felizardo do gatinho.
    Gatinho preto em noite de Halloween… Lucifer é um nome perfeito! 🙂

  2. dee2 says:

    How cute! o que fizeste tudo pelo gatinho!!!! 🙂 É bom saber que há gente assim tom tão boa vontade! eu digo isto porque adoro animais…secalhar há gente q pensa \”tsh…animais, ja n xega as pessoas a viverem mal e esta gente preocupa-se c os animais\” …m tou-me nas tintas, os animais merecem muito mais q as pessoas, podem ser \”irracionais\” mas melhores que muita gente!

    as melhoras para o gatinho 🙂 beijinhos p ti
    😛 o nome é giro…mas sirius black tb n ficava mal (cof cof, hp a mais, não ligues)

  3. Susana says:

    É sempre bom ver que há pessoas que fazem tudo pelos amigos de 4 patas. Eu nem quero saber se me dizem que me dou melhor com animais, ao menos os animais não nos magoam. As pessoas podem defender-se e eles não. E só pedem atenção e carinho. A minha gatinha foi assim que entrou na minha vida, doentinha e podem crer que dá mais atenção e carinho, como se agradecer.

  4. Paloma says:

    Sorte com o novo gatinho……………

    o nome deli fik o maximo…………….

    termine a sua historia pois ela esta fikanu legal……

    by:Andressa,Simone,Fabiana,Paloma e Gabi

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.