Blog

O Tiago já começa a sentar-se!

Foi a novidade de hoje. Depois de começar a tentar por-se de pé quando o levantamos de uma superficie horizontal, hoje começou a tentar sentar-se sem apoio para as costas. Estava sentado no sofá e agarrou os meus dedos para apoio e atirou-se para a frente. Ficou montes de tempo sentado, a olhar í  volta com um ar muito satisfeito. Realmente este miúdo muda diariamente!

Também começou finalmente a brincar com as mãos. Apesar de já mexer e agarrar objectos há umas semanas, ainda não tinha descoberto que podia simplesmente brincar com as mãozinhas. No domingo descobriu.

í‰ tão estranho ver como cada gesto, cada pequena actividade, skill, demora tanto tempo e requer tanto esforço de aprendizagem. Desde segurar a cabeça a agarrar um objecto, tudo coisas em que não pensamos, requerem esforço. Torna-se mais fácil compreender porque é que as pessoas que têm um acidente e precisam de fisioterapia para voltar a usar os braços ou pernas se possam sentir tão frustrados – já não se lembram de como foi dificil aprender a fazer aquilo da primeira vez.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.