Tutorials

Como formar anéis

anel_espiralduplaCriar um anel em arame é muito simples. Enrolamos o arame à volta de um objecto cilíndrico do tamanho do dedo uma, duas ou três vezes, para formar  a base, e depois trabalhamos a parte de cima formando espirais, como na foto ao lado, ou acrescentando contas.

O objecto cilíndrico ou cónico utilizado para formar os anéis chama-se, em português, adrasta. Em inglês chama-se ‘mandrel’ – uma informação importante para quem procura tutorials ou lojas online nessa língua.

mandrelAs adrastas também podem ser quadradas, triangulares, octogonais, etc. e existem em tamanhos grandes, para fazer pulseiras, ou tamanhos pequenos para formar argolas. No entanto, para experimentar fazer o seu primeiro anel em arame, não precisa de comprar logo uma adrasta de anéis. Se procurar na gaveta dos utensílios de cozinha ou na caixa de ferramentas,  decerto encontrarás um objecto com a forma e tamanho certa. No passado eu já usei o cabo de uma chave de fenda, o cabo de um afiador de facas e uma secção de canalização de cobre ou PVC.

É claro que quando se trabalha profissionalmente, a adrasta dá jeito porque permite-nos fazer vários tamanhos de anéis com precisão, graças à sua forma cónica e marcações, e também permite alargar os anéis, martelando com um martelo de nylon, madeira ou cabedal, em direcção à zona mais larga.

Quando se utiliza uma adrasta cónica deve-se virar o anel com alguma frequência para evitar que este fique mais fino de um lado do que do outro. Outro detalhe importante é enrolar o arame um pouco acima da marca uma vez que o circulo formado alarga um bocadinho quando se solta a pressão exercida sobre o arame – é o efeito de mola.


 

Se o anel que vamos fazer é para nós, este método é o ideal. No entanto, se estamos a pensar fazer anéis para oferecer, podemos não saber a medida do dedo da pessoa. Nesse caso convém optar por fazer um modelo que seja ajustável. Os anéis ajustáveis necessitam de uma abertura que permita abrir ou fechar a circunferência do anel para se adaptar ao tamanho do dedo.

Como faço principalmente anéis para outras pessoas, tenho testado diversas formas de fazer anéis ajustáveis. Deixo aqui algumas fotos de inspiração.

This slideshow requires JavaScript.

Os anéis de chapa são formados da mesma forma mas requerem o auxílio do martelo de nylon ou cabedal para ajudar a enrolar a chapa à volta da adrasta.

Alguns destes anéis encontram-se disponíveis na secção de Bijutaria, onde pode ver mais fotos dos mesmos.

 

Veja também...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.