[:pt]Este artigo mudou-se para dalilacaria.com, o meu site dedicado à joalharia.[:en]This article has moved to dalilacaria.com, my website dedicated to jewellery and metalsmith techniques.[:]
[:pt]Este artigo mudou-se para dalilacaria.com, o meu site dedicado à joalharia.[:en]This article has moved to dalilacaria.com, my website dedicated to jewellery and metalsmith techniques.[:]
Excelente texto! Didático e prático, porém permita-me observar que não é necessário aquecer o ácido, pois o mesmo será super aquecido com a reação química.
Parabéns!
O aquecimento do ácido é apenas para não demorar tanto tempo.
Muito bem explicado! Obrigada.
o po branco resulta nitrato de prata???
Presiso de nitrato de prata para uma experiência.
O pó cinzento do fim é a prata pura. O nitrato de prata é o líquido antes da precipitação mas neste caso não é puro porque dissolvi prata que continha mistura de cobre (por isso é que ficou azulado).
Para uma experiência química, o nivel de pureza do nitrato de prata deve ter de ser mais elevado. Se quiser experimentar, porém, penso que basta deixar evaporar a água, em vez de incluir o cobre para precipitar a prata, e obtém os cristais de nitrato de prata.
Obrigado a resposta. Eu to presizando muito aprender a obiter nitrato de prata o mais puro possivel. Estou estudando mais ainda achei nada.
na hora que o nitrato de prata gruda no cobre é usado outro produto químico ou é só a água destilada e o nítrico, e quantos ml de água e quantos ml de nítrico pra fazer a composição certa?
Não é usado mais nenhum químico. O cobre substitui a prata na solução. Ao introduzir o cobre, a prata precipita.
O ácido nitrico é usado bastante diluído – a cerca de 30% para começar e depois ainda mais diluído. Não é necessária uma percentagem exacta de diluição para a experiência funcionar.
Olá ! Eu tenho um espelho que foi danificado por conta que ficou na chuva.. então queria aproveitar o vidro e remover a parte Prata . O Ácido Nítrico resolve!? Ou será que tem outra solução para isso?
O espelho eh muito Grande !
O ácido nítrico não é ideal para esse fim, até porque as traseiras do espelho são geralmente tratadas para resistir a ácidos e nem sempre a película prateada é verdadeiramente prata. O ideal será raspar a película com uma espátula plástica.
Uma forma mais rápida de decantar a prata seria sal ou ácido muriático. Após o processo com nítrico, dilua em uma boa quantidade de água e em seguida dilua um pacote de sal ou 1 litro de muriático.
Assim você decanta em 30 minutos.
Se quiser obter o máximo do material para que não haja perdas na hora de fundir, recomendo metalizar a prata decantada por esse método com pó de Bombril.
Assim você consegue o máximo do seu material em pouquíssimo tempo e com qualidade.