Artesanato Blog Joalharia Obras

[:pt]Restauração da bancada de joalheiro antiga[:en]Restoring an old jeweller’s bench[:]

[:pt]Há 3 anos comprei uma bancada de joalheiro antiga.

No geral não estava em muito mau estado mas precisava de alguma recuperação, especialmente porque tinha acabado de decorar o meu atelier e não queria uma bancada toda ferrugenta lá no meio.

A recuperação deu trabalho mas valeu a pena.

Primeiro foi preciso lidar com a ferrugem da estrutura e a tinta velha. Usei decapante para retirar o máximo de tinta, que estava toda a descascar, e depois usei uma escova de aço no berbequim para retirar os restos da tinta e a ferrugem.

Foi a parte de trabalho mais intensivo e o meu braço ficou dormente com a vibração do berbequim.

Quando tinha o metal limpo, apliquei um primário e depois pintei.

Sei que a cor é um bocado berrante mas está de acordo com a cor do resto da sala e gosto de me rodear de cores vivas.

Consegui fazer grande parte do lixo e uso de químicos no terraço mas entretanto começou a chover e a pintura teve de ser dentro de casa. Acho que consegui não sujar muito o chão.

Depois foi a vez das cuidar das gavetas. Uma delas tinha uma mancha enorme e a madeira do fundo teve de ser substituída.

Apliquei primário ao fundo das gavetas e pintei com a mesma cor da estrutura.

A madeira da frente das gavetas tinha muitas manchas mas em vez de pintar resolvi lixar e aplicar um verniz com cor que ajuda a nivelar o tom mas mesmo assim permite ver o grão da madeira.

Para não descaracterizar completamente a bancada, resolvi colocar uns puxadores parecidos com os originais, em latão. Achei que a cor já era uma afronta suficiente.

Por fim fiz adaptações para os acessórios essenciais. Um gancho daqueles que se usam para pendurar candeeiros no tecto é perfeito para pendurar o maçarico.

O suporte do motor não dava para prender ao topo da bancada mas consegui prendê-lo na trave de junção dos pés e fica suficientemente alto para conseguir trabalhar.

Desde que fiz a restauração da bancada comprei também um exaustor para ventilação dos fumos de soldar e acho que agora tenho um espaço de trabalho funcional e seguro.[:en]Three years ago I bought an old jeweller’s bench.

It wasn’t in bad shape but it needed some work, especially because I had just remodelled my studio and didn’t feel like placing a rusty piece of furniture in my nice work space.N

Restoring the bench was a lot of work but it was worth it.

First I had to remove the rust and chipping paint. I covered the metal in paint stripper and managed to remove most of it that way. Then I used a drill with a steel brush to get rid of the rust and remaining paint.

This was the most labour intensive part of the project and my arm got numb from the vibration of the drill.

Once the metal structure was clean, I applied some primer and then painted.

I know the colour is a bit much but it matches the color scheme in my studio and I like being surrounded by bright colours.

I managed to make most of the mess outside but at this point it started to rain and I had to paint indoors.

Next I dealt with the drawers. One of them had a really nasty stain on the bottom and I had to replace it with a new piece of wood.

After that I applied wood primer and painted the inside bottom of the drawers in the same colour as the metal frame.

The wood on the front of the drawers was heavily stained but I didn’t want to paint it. Instead I sanded it and then coated the wood with a coloured varnish that evened out the tone but still allows the grain to peek through.

I didn’t want the bench to lose all character, despite the color, so I replaced the handles with similar ones, in brass.

I added some final touches, like a hook to attach the torch to the side. I chose one of those round hooks that are used to hang lamps from the ceiling and it works quite well.

The stand for my flex shaft is meant to be attached to a table top but it didn’t work in this caso, so I attached it to the side bar that connects the table legs. The flex shaft is still high enough for me to work comfortably, so it will do for now.

Since restoring the bench I’ve also bought a fume exhaust unit to help with ventilation while soldering. I feel that I now have a functional and safe work environment and I’m happy with it.[:]

[:en]You may also like...[:pt]Veja também...[:]

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.